Blog Clemed

Espaço pensado
pra você se sentir bem

Rede de Frio: estrutura especializada para manter a qualidade das vacinas

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição – denominado Rede de Frio – garante a qualidade das vacinas que chegam à Clemed. A manutenção adequada da Rede de Frio é fator essencial para que se alcance o objetivo de imunizar as pessoas; igualmente indispensáveis são a conscientização e a preparação dos profissionais encarregados dessa rede.

A Rede de Frio é o sistema utilizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que tem o objetivo de assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua aplicação.

Esse controle é essencial porque vacinas são produtos que se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperatura inadequadas à sua conservação. Um manuseio inadequado, um equipamento com defeito, ou falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia dos imunobiológicos.

Estrutura para conservação de vacinas

Os refrigeradores da Clemed possuem baterias que duram até 48h após interrupção do fornecimento de energia elétrica, garantindo a qualidade das vacinas em caso de emergência. A clínica também possui discadoras, que ligam para a equipe a qualquer momento em caso de queda de energia; dessa forma, os colaboradores podem tomar imediatamente as medidas cabíveis para manter a segurança.

 

Cadastre-se para receber nossas notícias e novidades